Tem Cachorro na Cozinha

domingo, 14 de novembro de 2010

Sou vegetariana! E agora? - Parte I

Olá, leitores. O Tem Cachorro na Cozinha preparou hoje um post sobre ser vegetariano e a alimentação dos pets. Como alguns de vocês sabem, eu (Nara) e nossa amiga colaboradora aqui do blog, a Fulvia, somos vegetarianas. Então, resolvemos compartilhar com vocês como essa escolha nas nossas vidas afetam na alimentação dos nossos peludos. Esse post foi escrito em conjunto por nós duas e esperamos que vocês gostem ;)

Não é de hoje que sabemos que nossos amigos cães são carnívoros. Embora, muitas vezes, eles sejam classificados pela literatura como onívoros oportunistas, alguns estudiosos no assunto acreditam que os cães devem ser alimentados com carne, levando em consideração os hábitos alimentares dos canídeos na natureza.


Quem lê o site do Cachorro Verde, da Sylvia Angélico, verá que os cães até se adaptam a uma dieta vegetariana, mas que esta não seria o ideal para eles, simplesmente porque eles são animais preferencialmente carnívoros. Existem alguns nutrientes que acabariam faltando na dieta deles, como o ômega-3, que os cães, ao contrário de nós, não conseguem sintetizar de fontes vegetais, como o óleo de linhaça, precisando então de peixes ricos nesta gordura, como a sardinha e o salmão, que podem ser oferecidos uma vez na semana. Eu não sabia deste detalhe e não havia dado peixe para a Suzie ainda, mas agora sei e ela come uma sardinha semanalmente. Em contrapartida, outros nutrientes podem ser excessivos, como as fibras, e causar um desarranjo intestinal. Eu acredito que os cães não estão adaptados a comer grãos como nós, humanos, estamos, o que iria contribuir para uma pior nutrição e pior pelagem, aumento de gases. Para uma leitura mais aprofundada sobre dietas vegetarianas para cães, sugerimos a leitura desse artigo no Cachorro Verde.

Somos vegetarianas por motivos éticos, mas pense como um cão: entre um cacho de bananas e umas rolinhas, o que ele iria comer? Acho que devemos ir a favor da natureza do animal, não contra. Afinal, qual o mérito do cão ser vegetariano se fomos nós que escolhemos? Vamos combinar de tratar os cães como tal e não como humanos em miniatura.


Diante das evidências que uma dieta natural e carnívora é a melhor opção para nossos peludos, enfrentamos os nossos problemas em relação à compra/manuseio de carne e tentamos oferecer a alimentação que lhes proporcione o melhor. Optamos pelo vegetarianismo por motivos éticos. Então foi muito difícil no começo comprar, cortar e oferecer as carnes para eles, principalmente o pescoço de frango.

“Me sentia mal, pois sabia que ali estava uma vida, um ser que adoraria estar vivo tanto quanto eu. Quase desisti. Mas, vendo pelo lado da Suzie, que é uma dieta mais adequada, mil vezes melhor que uma ração, com ingredientes variados, nutrientes de alta qualidade e tudo fresquinho, feito pela mamãe, acabei me forçando a me acostumar. Ainda sinto dó e nojo, mas sei que faço isso pela saúde da minha magrela.”(Fulvia)

“Para mim, até hoje é muito difícil. Nunca compro um frango inteiro, por exemplo, para cortar em casa. Pode parecer besteira, mas o frango inteiro me lembra com mais facilidade que aquilo é um animal. Cabeças de frango, eu NUNCA dei, nem nunca vou dar. Isso me lembra com mais facilidade ainda. Para facilitar a minha vida, para carnes sem ossos, compro sempre pedaços já cortados e tratados (o que acaba aumentando o custo =( ). Para Meaty Bones, compro sempre peças já cortadas também: escolho sempre as canjinhas, os pés e os pescoços. Assim, diminuo o meu sofrimento – rsrs ” (Nara)

Ainda com nossas dificuldades em oferecer carnes aos nossos cães, colocamos as necessidades de nossos peludos acima das nossas escolhas pessoais e terminamos oferecendo uma dieta que seja mais adequada a sua fisiologia. No entanto, o fato de sermos vegetarianas acaba também por contribuir de algumas formas na alimentação dos nossos cães - não podemos olhar apenas o lado ruim - rs. Aguardem a publicação da Parte II do nosso post, onde mostraremos os benefícios para os nossos cães em sermos vegetarianas ;)
E não esqueça de dar uma olhadinha na nossa receita vegetariana para cães dessa semana: O Grrrrrrrrrrisoto :) E em outra já publicada: Salada Quente de Berinjela.

-----------------------------------------------
Digite seu-mail e receba nossas postagens:

3 comentários:

  1. Adorei nosso post =)) Ficou muito bacana. Mal posso esperar pra gente trabalhar na segunda parte agora.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Sou vegetariana há 30 anos, pois desde pequena nunca gostei de carnes vermelhas & aves. Hoje tenho prazer em preparar carnes para as minhas "meninas peludas". É uma alegria vê-las tão saudáveis & felizes agora!!! 

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a essas mulheres de discernimento e bom senso, gente que não humaniza cães, cães são cães e ponto final. Os tutores de hoje tendem a não se informar sobre comportamento e necessidades de seus cães, eles fazem é projetar as necessidades que eles tem nos pobres cães. Fico sinceramente contente por ver que ainda existem tutores conscientes e que se importam de verdade.

    Também não faço consumo de carne, eu nem sei distinguir uma "peça" de determinado animal da outra, mas estou disposta a aprender para dar a melhor dieta a meus cães, como a de seus ancestrais =)
    Escolho só por mim!

    ResponderExcluir