Tem Cachorro na Cozinha

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cachorros nas Universidades


Eu, até hoje, já tive a oportunidade de estudar em 4 universidades públicas: UFBA, UEFS, UFRGS e UFS. E, em todas elas, é comum encontrarmos uma população bem grandinha de cães. Dentre essas quatro, a que mais me pareceu se preocupar com esse problema foi a UFRGS (não a universidade em si, mas os alunos e protetores). Lá há um projeto bastante interessante: o Patas Dadas.

Cachorrada na UFRGS :)

O projeto Patas Dadas oferece aos cães que vivem na UFRGS (Campus do Vale e Agronomia – não sei se nos demais) uma vida mais digna que aquelas que estamos acostumados a ver em universidades. Lá, os cães são identificados, com coleiras, vacinados, alguns castrados, os doentes ficam em canis e todos são alimentados diariamente.
Além disso, esse projeto conta com o blog, já linkado acima, onde são divulgadas fotos e características de cada cãozinho disponível para adoção.

Aqui, onde estudo hoje, na UFS, é grande o número de cães também. Conversando com uma mulher, aluna da universidade, que sempre alimenta os cães, ela me disse que não há nenhum projeto por parte dos alunos para ajudar com esse problema. Ela ainda comentou que já procurou 3 cursos aqui na universidade, que poderiam trabalhar em conjunto, para melhorar a qualidade de vida dos cães: Medicina Veterinária, Zootecnia e Farmácia. Segundo ela, ninguém se interessou.

Comparando com a condição dos cães da UFRGS, os cães daqui se encontram em um patamar bem abaixo: ninguém os alimenta regularmente, muitos deles estão doentes, ninguém faz campanha para castração, ninguém divulga a adoção...

Sei que fazer algo por esses cães que estão hoje na UFS não é uma responsabilidade apenas nos 3 cursos citados acima. Eu mesma me sinto culpada por não ter disponibilidade para ajudá-los com muita coisa. Mas acredito que alunos dos cursos que foram citados poderiam contribuir de forma mais direta.

Não tenho certeza de que realmente não há nenhum grupo que cuide, alimente e castre os animais da UFS. No entanto, se há algum projeto, ele está sendo muito pouco divulgado, pois até hoje eu não fiquei sabendo. Quando eu estiver com uma disponibilidade de tempo um pouco maior, vou dar uma pesquisadinha aqui e qualquer novidade eu posto ;)

-----------------------------------------------
Digite seu-mail e receba nossas postagens:

3 comentários:

  1. Muito legal essa iniciativa.
    Aqui na UEFS eu conheço a realidade dos cães e gatos que passeiam.
    Não sei se tem nenhum esquema de adoção, mas uma vez na vida ouço falar de mutirão de castração dos animais (tem até mico, né?)
    Estão de parabéns!
    Vou lá no site ver se é possível ajudar...

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Nara interessante. É muito comum andar ver esses bichinhos ficar com pena, mas ninguem de fato para para tomar uma atitude, fiquei muito feliz em ver essa iniciativa da UFRGS. Eles sofrem com o descaso e até com a violência de algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Eba!
    Obrigada por divulgar!
    Eu acompanho o Patas Dadas e te digo que é um projeto muito bom! A dedicação dos voluntários e a gratidão dos animais são coisas que me impressionam muito lá!

    ResponderExcluir