Tem Cachorro na Cozinha

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Iogurte Natural

Há um tempinho que quero fazer iogurte natural em casa (no hipermercado aqui do bairro, só encontro de ano em ano). Mas tinha um problema: Não tinha termômetro e não sabia onde comprar aqui em Aracaju.
Ontem, comecei a procurar receitas de iogurte natural na internet e achei uma dica para quem não tem termômetro: medir com o dedo. Como? Vamos à receita que vocês vão entender ;)



Ingredientes:
- 1l de leite - Não pode ser de caixinha. De preferência, os que vêm em saco.
- 1 copo de iogurte natural;
- 2 colheres de sopa de leite em pó;

Modo de preparo:
Coloque o leite em uma panela e deixe ferver.



Quando começar a levantar fervura, desligue e deixe esfriar.

Para saber a temperatura ideal, coloque o dedo mindinho limpo dentro do leite e veja se está em uma temperatura que você aguente dez segundos com o dedo lá dentro. Se conseguir, está no ponto, morninho...



Coloque o leite em uma vasilha plástica ou de vidro, com tampa. Misture o iogurte e o leite em pó e misture com uma concha para aerar. (O uso do leite em pó encontrei em uma receita que não lembro onde, como dica para não perder o ponto. Não sei se é verdade. Apenas usei. rs) Depois, tampe a vasilha e deixe descansar por um dia.



Aqui é bem quente. Então, deixei em cima da geladeira mesmo. Mas, em locais mais frios, recomenda-se enrolar a vasilha ainda quente com um pano de prato e deixá-la descansar no forno desligado. Passado um dia, coloque na geladeira. Depois, desse litro de iogurte feito, separe um copo para fazer o próximo :)


Adorei a receita. Agora eu e meus peludos teremos iogurte natural sempre em casa e o melhor de tudo: sem conservantes ;)

-----------------------------------------------
Digite seu-mail e receba nossas postagens:

9 comentários:

  1. Muito boa a dica do mindinho!

    ResponderExcluir
  2. tua imagem do image shack não tá abrindo! =/

    ResponderExcluir
  3. ameiiiiiiiiiiiii a receita do iogurte natural.Vou fazer aqui.

    ResponderExcluir
  4. Eu fao sempre pra gente!!! Mas nunca usei o leite em pó e sempre ficou no ponto... será que fica mais durinho usando? Vou testar! E ADORO iogurte natural com granola =D

    Tb uso o dedo mindinho como termômetro e, por não ser tão quente aqui, coloco dentro do forno. Deixo um dia tb. Dura até uma semana na geladeira.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Helena. Pois é :) Há tempos queria testar a receita, mas não tinha como ;) rs
    Até achar a dica =)
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Faz mesmo, Manuela ;) Fica tão bom quanto o industrializado, mas com a vantagem de não ter conservantes ;)

    ResponderExcluir
  7. Ful, aqui ele sempre fica bem durinho. Não sei se por conta do leite ou se porque uso aquele iogurte consistência firme para fazer ;) Eu prefiro ele bem firme tbm.

    Aqui, não sei quanto tempo dura, pois nunca conseguimos fazer com que passasse de 1 dia e meio. ehueheue Mas conversando com uma amiga que é Eng. de Alimentos e já trabalhou na fabricação de iogurte, mesmo sem conservantes eles podem durar até 2 meses na geladeira. Mas isso se armazenado em vasilha fechada, logo depois de feito. Naquelas vasilhas próprias para iogurte, que vende em lojas de embalagens. Mas ela explicou tbm que depende no nível de "limpeza" da produção. Com dedinho, não vale esse tempo todo não. hahahhahaha

    Mas Flávia Saad deu a dica um dia desses no twitter de medir como ela media a mamadeira dos filhos: Pingar na mão e esperar. Realmente, mais higiênico que o dedinho. rs

    ;)

    Bjoss
    =***

    ResponderExcluir
  8. O image shack bugou. Tudo virou um sapo no cubo de gelo =/ Onde que tenho imagem do imageshack? ;) Pra consertar =)

    ResponderExcluir
  9. Olha, teve um dia q teu banner lá no blog sumiu e virou sapo.
    Aí qndo eu entrei aq teu background tinha virado sapo tb!
    mas dps parece q voltou ao norma, pensei q tu tinha consertado =D

    ResponderExcluir