Tem Cachorro na Cozinha

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Biscoitos de maçã com aveia

Hoje, o Tem Cachorro na Cozinha, publica mais uma receita: biscoitos deliciosos de maçã, aveia e mel. 

Ingredientes:
- 1 maçã;
- 1 xícara de aveia em flocos;
- 1 xícara de farinha de trigo integral;
- 1/2 xícara de água;
- 1 colher de sobremesa de mel;

Modo de preparo:
Rale a maçã (sem sementes, pois estas podem produzir cianeto no estômago dos cães) em um ralador grosso.


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

É possível adestrar um cão idoso? (Caçadores de Mito)

Uma das coisas que a gente mais ouve por aí é que cachorro tem que ser adestrado o quanto antes, porque ele tem mais dificuldades ou até mesmo não aprende, quando adulto. Será que isso é verdade mesmo? O pessoal do ótimo programa "Mythbusters" (Caçadores de Mito) pegou dois cachorros adultos destreinados e tentou treiná-los. O resultado você acompanha no vídeo abaixo.

 

Agora o próximo passo é fazer com que o cachorro assista TV, desse jeito! :)

Fonte: Discovery Channel, via TV UOL 


Em tempo: algumas pessoas me relataram que o player não aparece. Testei no Chrome e no Firefox e abriu. Se não abrir no seu navegador, tente dar um refresh (Ctrl+F5) ou em um navegador diferente. Esse player da UOL parece não abrir, às vezes.

sábado, 28 de agosto de 2010

Top 5 Hotéis que aceitam cachorro nos EUA


Não é preciso mais se preocupar em deixar seu amigo de 4 patas em casa ou em um canil quando você for sair de férias. Hotéis de 4 e 5 estrelas já estão acomodando mais de 16 milhões de americanos que viajam com seus pets. Nilou Motamed, editor da revista "Travel + Leisure" pesquisou 5 hotéis que aceitam cachorro, mostrando, ainda, as comodidades que cada um oferece.


5º lugar
Hotel Liaison Capitol Hill: situado em Washington, o pet recebe cama, comida, água e brinquedos para mastigar. Além disso, há um restaurante que possui um cardápio especial para o cachorro, que inclui refeição (como um bife grelhado, por exemplo), bebidas e sobremesas.
Preço inicial: $149 por noite.

4º Lugar
Hotel Allegro: esse hotel situado em Chicago possui um pacote chamado "Pets na Cidade" que inclui cama, lanches, coleira, caminhadas de 20 minutos e massagens. O hotel ainda disponibiliza limusine para que o dono e o pet passem um dia no Spa.
Preço inicial: $149 por noite.

3º Lugar
Hotel Mandarin Oriental: esse hotel fica em Miami e oferece dois tipos de acampamentos: um para cães que precisem de treinamento e outro para embelezá-lo (os cães usam camisas e até roupões de banho). Ainda há um cardápio do hotel só para os pets.
Preço inicial: $219 por noite.

2º Lugar
Hotel W: situado em Seattle, possui um programa para pets que oferece uma série de luxos: camas personalizadas, babás, passeios, embelezamento etc. Se seu cão se ferir durante seu passeio, há kits de primeiros-socorros caninos. Existem até refeições criadas por um chef, como o biscoito "Gourmutt" (feito de amêndoa e manteiga de amendoim).
Preço inicial: $259 por noite.

1º lugar
Resort Loews Coronado Bay: o hotel campeão é um resort que fica em San Diego e oferece, além do esperado, uma competição de surf para cachorros (se você desembolsar o preço do pacote). O pacote também inclui shorts e bandanas de surfistas, além de aulas de surfe para cachorro, sala de luxo e refeição.
Preço inicial: $289 por noite.


Fonte: MSNBC
Créditos das fotos: AleggroLoews


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Bulldog Inglês Assistindo TV

O Tem Cachorro na Cozinha apresenta para você uma "figura" assistindo "Family Guy". Repare o quanto ele está compenetrado. Parece um avô rabugento! Muito bom! Hehehehe.


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Hambúrguer de frango com manjericão


A receita que o Tem Cachorro na Cozinha apresenta hoje para você é um delicioso hambúrguer de frango com manjericão.



Ingredientes:
- 100gr de peito de frango;
- 1/2 xícara de arroz cozido;
- Folhas de manjericão;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- Farinha de trigo integral suficiente para dar ponto;

Modo de Preparo:
Cozinhe o peito de frango e desfie com as mãos.

Junte com o arroz e as folhas de manjericão. Misture bem.


Coloque sobre um mármore, junte o azeite e vá acrescentando farinha de trigo até atingir uma consistência que dê para modelar. Abra com as mãos sobre o mármore, deixando com a espessura de mais ou menos 2 cm.

Corte com um copo ou um cortador redondo.


Coloque para assar por aproximadamente 15 minutos em forno médio.

Depois é só esperar esfriar, decorar com folhas de alface e manjericão (as minhas criONÇAS aqui comem folha de manjericão crua - rsrs) e oferecer ao seu amigo.

Sushi e Tio Preto esperando a permissão para atacar :)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sushi

Hoje, o Tem cachorro na cozinha traz para vocês a receita de sushi. Como não sei onde encontrar alga própria para sushi em Aracaju, improvisei com o uso de couve. Essa receita foi feita a partir da receita do Sushi da Hanna, feita com todo carinho pela sua dona. Vocês podem visualizar a receita original aqui. Espero que vocês gostem;

Ingredientes:
- Duas folhas de couve;
- 100gr de peito de frango;
- 1/2 xícara de arroz;
- Cenoura e beterraba para decorar;


Modo de preparo:
Cozinhe o peito de frango e depois bata no liquidificador ou processador de alimentos. 


Use a água do peito de frango para cozinhar o arroz. Deixe o arroz cozinhar bem, até ficar bem molinho. Corte a cenoura e a beterraba em tirinhas.


Cozinhe a couve, corte em duas partes, retirando o talo.


Misture o frango já processado com o arroz e coloque sobre uma das partes da couve. Enrole, como um charuto e depois corte em pedaços com uma largura de aproximadamente dois dedos. Coloque em pé e bote o pedacinho de cenoura ou beterraba no meio.

Sushi da Sushi (e do Tio Preto também... rs)

domingo, 8 de agosto de 2010

Cubos congelados de legumes (Solução natural anti-coprofagia)

Um hábito canino que geralmente incomoda os donos é "comer cocô", ou coprofagia. Segundo o etólogo Bruno Tausz, na sua comunidade no orkut, Psicologia Canina, há a possibilidade deste hábito existir por falta de nutrientes vegetais na dieta do cão. Ainda na sua comunidade, podemos encontrar uma receita de cozido que auxilia no combate a este hábito.

Como estava com este problema aqui em casa, com o meu filhote, fiz a receita e posto aqui para vocês.

Os legumes e verduras usados são livres, sempre respeitando alergias do seu animal e evitando os "alimentos proibidos" para cães. Aqui em casa, usei a seguinte receita:

Ingredientes:
- Cenoura; 
- Batata;
- Pepino;
- Abóbora;
- Abobrinha;
- Quiabo;
- Couve;

Modo depreparo:
Lave todos os ingredientes, corte em pedaços grandes e coloque para cozinhar. 

Cozinhe até que as verduras e legumes virem uma papa. Bata tudo no liquidificador e coloque para congelar em cubas de gelo.


Depois, é só oferecer um ou dois cubos descongelados por dia (a depender do tamanho do seu cachorro) misturado na refeição do seu cão.



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Biscoitinhos de Cenoura

A primeira receita do nosso blog já foi testada e aprovada pela minha dupla de peludos. Ela foi uma adaptação da receita de biscoitos de cenoura e manjericão, encontrada no Cachorro Verde

Ingredientes:
- Meia cenoura ralada;
- 1 ovo inteiro;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- 1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente;
- 1 pitada de sal;
- Farinha de trigo integral suficiente para dar ponto na massa;

Modo de preparo:
Junte a cenoura ralada com o ovo, o azeite, a manteiga e o sal. Misture até obter uma pasta homogênea. Então, junte a farinha de trigo aos poucos até formar uma massa com consistência de massa de pizza. [Não tenho fotos desses passos - coloquei a massa para bater na panificadora :)]
 Abra a massa com um rolo em uma superfície lisa, polvilhada com um pouco de farinha de trigo. Para isso, usei farinha branca mesmo, pois fica mais fácil para abrir. Deixe a massa com aproximadamente 1cm de altura e corte com forminhas de biscoito.


Retire os biscoitos já recortados e coloque em um refratário para assar.


Coloque no forno pré-aquecido e deixe assar por aproximadamente 10 minutos.

 Retire do forno, espere esfriar e ofereça ao seu amigo.

Sushi esperando os biscoitinhos

 Citando Tula, "Eu sei o que meu pet come. E você?"

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O papel dos criadores no controle de cães abandonados

Estou postando aqui um link de um artigo traduzido pelas meninas do Cachorro Verde. Apesar de não ser uma receita, achei o artigo bastante interessante, mostrando como criadores podem contribuir na diminuição de cães abandonados.
Você pode ler a tradução do artigo aqui.


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Alimentação natural – Como tudo começou



Sushi chegou em casa com pouco mais de um mês e seguindo instruções da vendedora, dei ração. Ela chegou para mim com um pacote de Royal Canin Shih Tzu Jr (embora na época ela fosse Lhasa Apso e hoje ela é vira-lata, ou  vira-lhasa - hehehehe).
Sushi assim que chegou

Como ela era muito novinha, quase não tinha dentes e tinha um pouco de dificuldade para mastigar a ração. Comecei a umedecer a ração com água morna para facilitar. Ainda assim, Sushi não comia muito satisfeita. Testei várias marcas: Royal Canin [Shih Tzu e Indoor], Premier [Lhasa Apso e Ambientes Internos], Proplan, Natural Guabi e por fim, eu já estava dando Pedigree a ela, na tentativa de descobrir uma ração que ela gostasse.

Certo dia, estou eu perambulando por perfis de cães no Orkut quando me deparo com uma coisa fofa, vestida de Gremillins, chamado Bial de Tula. Ao abrir o álbum, vi uma foto em que ele comia uma coxa de frango. Pensei na mesma hora: “Que louca! Dando osso a cachorro. Será que ela não sabe que engasga? Que perfura o intestino? Será que ela não sabe que comida de cachorro é ração?” Larguei Bial para lá. Dias depois, vejo um tópico nas Neuróticas Mães de Pet, iniciado ´por Tula de Bial, sobre Alimentação Natural. Li superficialmente, mas não dei muita importância. Afinal de contas, comida de cachorro era ração.

Sushi passou a cada dia rejeitar mais a ração. Deixava o pratinho cheio. Vomitava no mínimo 3 vezes em uma semana. Diagnóstico do vet: “Alergia a algum corante/conservante da ração. Mas ração ainda é o melhor alimento.” Não concordei e  fui ler com interesse o tópico da tal da Alimentação Natural. Vi várias fotos de Bial e outros cães comendo carne, frango, ossos, frutas, verduras... e todos lindos, saudáveis e comendo felizes. Fiquei morrendo de medo de não conseguir mudar  a dieta de Sushi: “Será que ela vai engasgar? E se eu não conseguir balancear direitinho? E se fizer mal?” Fui conversar com Tula que me deu várias dicas e me mandou ler o cachorro verde de cabo a rabo.

Um dia, coloquei a ração de Sushi pela manhã e fui para a Universidade. Voltei de noitinha e o pote estava cheio. Cortei uma banana e um pedaço de pepino e coloquei no prato dela. Resultado: comeu tudo. No outro dia de manhã fui ao comércio e voltei com carne, frango, verduras e uma balança. Então, começamos a AN.
Primeiro dia de AN - Prato feio e desajeitado!

Sushi, depois disso, nunca mais deixou comida no prato. Nunca mais fez charminho para comer. Vômitos agora, só quando come algo que não está no cardápio dela (como lacinhos, cabelos e pedaços de brinquedo - hehehe). Gasto muito menos (cerca de 40-50 reais por mês, para dois cães) do que gastava com ração (90 reais por mês, só com Sushi) e ela é muito mais saudável e feliz. 
Sushi esperando o almoço


Tio Preto em seu primeiro dia da AN :)

Hoje, agradeço a quatro pessoas que, direta ou indiretamente, me influenciaram a migrar da ração para a Alimentação Natural:
- Tula, zootecnista, cursando a especialização em Alimentação de cães e gatos e autora do Cão Natural;
- Lara, médica veterinária, com especialização em MTCV, da comunidade Vida de Cachorro;
- Sylvia, estudante de medicina veterinária e autora do Cachorro Verde;
- Drª Flávia Saad (o link fala por si só - hehe);