Tem Cachorro na Cozinha

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tortinha de Manjubinha

Quem tem filho frescurento pra comer tem que ser criativo. Suzie sempre amou comer peixe, era dia de festa quando o prato do dia era peixe. Mas, ela enjoou. Como peixe é importante na dieta, devido ao ômega-3, ela não pode deixar de comê-lo. Então, inventei uma tortinha de manjubinha, uma ligeira adaptação de uma receita de tortinha de cogumelo (claro, vegetariano também não come peixe), feita para minha filha peluda fresca pra comer.

A torta foi um sucesso. Comeu super bem, raspou o prato, não deixou nadinha! E ainda ficou pulando pra ver se eu dava logo a comida pra ela. Só dei quando ela sentou, claro.

Segue a receita, simples de fazer e, para eles, deliciosa de comer!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Alimentação natural e os pinguins de Madagascar

Será que eles aceitaram ração? rs
-----------------------------------------------
Digite seu-mail e receba nossas postagens:

domingo, 12 de dezembro de 2010

O que EU penso sobre a criação de cães


Ps:quando falo o "que EU penso" significa que estou apenas expondo MEU  ponto de vista. O que está dito aqui, é apenas a minha opinião acerca de criadores de cães. Não representa a verdade absoluta. Afinal de contas, eu não sou dona da verdade :)


É ‘sabido’ por todos que os ‘bons’ criadores de cães estão a todo o momento lutando pela melhoria genética das raças que criam, selecionando os melhores exemplares e cruzando-os entre si, a fim de preservar algumas características físicas que lhes são convenientes. O que seria isso, se não a definição de eugenia? No entanto, eles não gostam do termo - pensam estar sendo comparados a Hitler.

domingo, 14 de novembro de 2010

Grrrrrrisoto


Em complemento ao post 'Sou vegetariana! E agora?', publicamos essa semana uma receita vegetariana :) Apesar da ausência de carne, meus peludos aqui amaram o Grrrrrisoto.  Embora eu tenha alterado um pouco a receita, achei o nome bem bonitinho e preservei. A receita original pode ser vista aqui (em inglês).

Sou vegetariana! E agora? - Parte I

Olá, leitores. O Tem Cachorro na Cozinha preparou hoje um post sobre ser vegetariano e a alimentação dos pets. Como alguns de vocês sabem, eu (Nara) e nossa amiga colaboradora aqui do blog, a Fulvia, somos vegetarianas. Então, resolvemos compartilhar com vocês como essa escolha nas nossas vidas afetam na alimentação dos nossos peludos. Esse post foi escrito em conjunto por nós duas e esperamos que vocês gostem ;)

Não é de hoje que sabemos que nossos amigos cães são carnívoros. Embora, muitas vezes, eles sejam classificados pela literatura como onívoros oportunistas, alguns estudiosos no assunto acreditam que os cães devem ser alimentados com carne, levando em consideração os hábitos alimentares dos canídeos na natureza.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cachorros nas Universidades


Eu, até hoje, já tive a oportunidade de estudar em 4 universidades públicas: UFBA, UEFS, UFRGS e UFS. E, em todas elas, é comum encontrarmos uma população bem grandinha de cães. Dentre essas quatro, a que mais me pareceu se preocupar com esse problema foi a UFRGS (não a universidade em si, mas os alunos e protetores). Lá há um projeto bastante interessante: o Patas Dadas.

Cachorrada na UFRGS :)

sábado, 23 de outubro de 2010

Eu quero!

Olá, leitores. Seguindo a Dani, do Barbas e Bigodes, hoje estou publicando aqui um item que vi na intenet e que me deixou morrendo de vontade de comprar. Se não fosse pelo seu preço de 90 dólares, mais impostos  e frete para o Brasil =)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Vida de Cão


Depois de um longo tempo sem internet em casa, estou de volta. Voltando aos poucos, por causa das provas, mas voltando. rs Por isso, sem tempo para receitinhas novas =( Então, hoje resolvi escrever sobre o que é ter um cão. Para mim, ter um cão é você estar condenado a levar uma verdadeira Vida de Cão, com direito a tudo de bom que um cachorro tem a lhe oferecer. E é isso que acontece aqui em casa: Nós levamos uma vida de cão. 

Vida de cão, para mim, é você ver um par de olhinhos e um focinho, tão pequenos e tão frágeis, tão dependentes de você.

É ver um par de olhos, cheios de expressividade, ao te olhar.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Me apresentando e receitinha!

Olá! A pedido da Nara, estou ajudando-a um pouquinho aqui no Tem Cachorro. Sou a Fúlvia, alguns devem me conhecer do Canto dos Bichos, outros do Mães com Cães. Sou a humana de estimação da Suzie, uma linda Whippet de 5 anos e mãe da Letícia, uma menina linda de 2 anos e 9 meses. 

Letícia dando beijinho na Suzie

Hoje, resolvi postar uma receita aqui para ajudar a Nara, que está com problemas técnicos. 

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Dicas naturais contra pulgas e carrapatos

Um assunto que preocupa todos os donos de peludos é a infestação por pulgas e carrapatos.
Hoje, temos no mercado uma infinidade de produtos que prometem acabar com esses parasitas e evitar que novos deles subam no seu peludo. Há uma variedade de opções: talcos, pipetas, sprays, coleiras etc. No entanto, devemos sempre nos perguntar: em que um veneno que, entrando em contato com a pele do animal e passando para sua corrente sanguínea deixa o cão ou gato livre de parasitas por um mês, pode prejudicar o meu animal?

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Qual a sua raça?

Hoje em dia, com os avanços na área de genética, é possível para nós, seres humanos, por meio de um simples exame com mucosa da boca saber a origem geográfica dos nossos ancestrais. Diante dessa possibilidade, você já fez o exame para saber qual a sua raça?  Você testou a mãe/pai dos seus filhos para saber qual a raça deles? Talvez não seja necessário. Vocês não são de raça pura (A não ser que você pertença a algumas das poucas comunidades que ainda vivem isoladas, preservando a "raça"). Para você, tem alguma importância que o seu filho não seja de raça pura? Para você, tem alguma importância que seu filho tenha nascido com o cabelo um pouco mais crespo, ou um pouco mais liso, seja um pouco mais alto que o "padrão", ou um pouco mais baixo (Oh, não! Ele não poderá ser modelo.)... Essas características no seu filho faria você proibí-lo de um dia querer ter filhos?  Você seria irresponsável se um dia seu filho viesse também ter um filho? Não! Com certeza não. Afinal de contas você também não é raça pura.

Mas tem gente que acha que apenas os puros devem reproduzir; que apenas os puros têm direito à vida. Não podemos esquecer Hitler com sua tentativa de manter apenas a raça ariana. Agora você se pergunta o porquê de eu estar escrevendo sobre isso. E eu lhe respondo: Porque eu NÃO AGUENTO MAIS LER que quem cruza um vira lata é irresponsável.
Sushi (vira lata) e Tio Preto (lhasa apso)

Como alguns de vocês sabem, tenho um casal de cães. Uma SRD, de dois anos, e um Lhasa Apso de 6 meses. Quando peguei o meu lhasa, o que mais ouvi foi: "Vai castrar Sushi, né?" NÃO! EU NÃO VOU CASTRAR SUSHI! Então me censuram perguntam o que eu vou fazer se ela emprenhar dele. Eu não quero que Sushi tenha filhos. Meu  motivo principal para não querer isso com certeza não é porque ela é vira lata. Para mim, em nada muda se Sushi é vira lata ou se Sushi tem um pedaço de papel com letras azuis dizendo que posso inscrever Sushi em uma exposição de beleza. Não quero que Sushi tenha filhos pois sei que ela pode ter 6, 7, 8 ou mais filhos. E eu, sinceramente, não conheço 6, 7, 8 ou mais pessoas a quem eu confiaria um filho de Sushi, que eu tenha certeza  que iriam cuidar dos filhos deles como eu cuido deles. Se fosse certo Sushi ter apenas 1 filho, ela teria (e eu ficaria com ele - hehehehe). E eu não sou única. uma amiga blogueira, Tula, tem um ShihTzu (Bial) e uma virinha linda (Mel). Ela queria um filhote deles. Eles cruzaram e nasceu um bebê super saudavel e LINDO que hoje vive com eles, o Core. Tula é irresponsável por isso? NUNCA.

Bial, Core e Mel





Tula vai abandonar a Mel e o Core na rua porque são vira latas? Com certeza não. Eu abandonaria Sushi com seus filhotes na rua porque ela é vira lata? Com certeza também não. É preciso parar de mudar o foco da questão: o que determina o fim de um cachorro NUNCA foi nem NUNCA será sua raça (ou a ausência dela). É muito comum vermos anúncio de doação de cães de raça, encontrarmos cães de raça em abrigos. Então não é, nem nunca foi, um pedaço de papel com letras azuis (que muitas pessoas dão muito mais valor a ele que a seus próprios cães) que determinará a ação do dono. Quantos cães de canil você para doação depois de serem aposentados de exposição?

Para mim, cachorro nunca foi nem nunca vai ser um modelinho, que tem que seguir um determinado padrão, que tem que ter um pedigree atestando pureza racial. Se eu quisesse algo programado, com um pedaço de papel, eu compraria um tamagotchi com nota fiscal. Para mim, cachorro é muito mais que isso: é rabinho abanando, línguas molhadas aos meus pés, é a festa que fazem quando eu acordo, eu sair para passear, é vê-los correr, cavar, brincar e, depois disso tudo, dormir juntos, sem preocupar-se com a raça do outro. Talvez, devéssemos pensar como cães e dar valor ao que realmente importa.
Não, não... ele não se importa com o fato de que ela é virinha. Eles são felizes assim.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Strogonoff de Fígado de Frango

A receita que o Tem Cachorro na Cozinha apresenta hoje é um delicioso strogonoff de fígado de frango. Depois de beterraba crua, fígado de frango cru foi a única coisa que minha oncinha Sushi não quis comer. Conversando com Sylvia, ela me sugeriu que cozinhasse o fígado e tentasse. Resolvi fazer um pouco mais que isso. Eis aqui o resultado, aprovadíssimo pelas minhas criOnças.

Ingredientes:
- 100gr de fígado de frango;
- Meio tomate, sem sementes e sem casca;
- Uma colher de sopa de azeite de oliva;
- Folhas de manjericão;
- 2 colheres de sopa de iogurte natural;

Modo de Preparo:
Corte o fígado e coloque para cozinhar com um pouco de água, o tomate batido no liquidificador, o azeite e as folhas de manjericão.

Quando o fígado estiver cozido, desligue o fogo e escorra o excesso do caldo.


Espere esfriar e misture o iogurte natural. Decore com folhinhas de manjericão e sirva.


Nhaaam, nhaam, nhaamm...

"Não tem mais?"

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Quero um cachorro, como escolher a raça?


O site oficial do Kenel Club inglês possui um serviço bastante interessante para quem está pensando em criar um cachorro e não sabe qual raça escolher. Basta ir respondendo às perguntas (em inglês) sobre sua rotina, estilo de vida etc para saber mais sobre tipos de cachorros que combinam com você. 

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Biscoitos de maçã com aveia

Hoje, o Tem Cachorro na Cozinha, publica mais uma receita: biscoitos deliciosos de maçã, aveia e mel. 

Ingredientes:
- 1 maçã;
- 1 xícara de aveia em flocos;
- 1 xícara de farinha de trigo integral;
- 1/2 xícara de água;
- 1 colher de sobremesa de mel;

Modo de preparo:
Rale a maçã (sem sementes, pois estas podem produzir cianeto no estômago dos cães) em um ralador grosso.


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

É possível adestrar um cão idoso? (Caçadores de Mito)

Uma das coisas que a gente mais ouve por aí é que cachorro tem que ser adestrado o quanto antes, porque ele tem mais dificuldades ou até mesmo não aprende, quando adulto. Será que isso é verdade mesmo? O pessoal do ótimo programa "Mythbusters" (Caçadores de Mito) pegou dois cachorros adultos destreinados e tentou treiná-los. O resultado você acompanha no vídeo abaixo.

 

Agora o próximo passo é fazer com que o cachorro assista TV, desse jeito! :)

Fonte: Discovery Channel, via TV UOL 


Em tempo: algumas pessoas me relataram que o player não aparece. Testei no Chrome e no Firefox e abriu. Se não abrir no seu navegador, tente dar um refresh (Ctrl+F5) ou em um navegador diferente. Esse player da UOL parece não abrir, às vezes.

sábado, 28 de agosto de 2010

Top 5 Hotéis que aceitam cachorro nos EUA


Não é preciso mais se preocupar em deixar seu amigo de 4 patas em casa ou em um canil quando você for sair de férias. Hotéis de 4 e 5 estrelas já estão acomodando mais de 16 milhões de americanos que viajam com seus pets. Nilou Motamed, editor da revista "Travel + Leisure" pesquisou 5 hotéis que aceitam cachorro, mostrando, ainda, as comodidades que cada um oferece.


5º lugar
Hotel Liaison Capitol Hill: situado em Washington, o pet recebe cama, comida, água e brinquedos para mastigar. Além disso, há um restaurante que possui um cardápio especial para o cachorro, que inclui refeição (como um bife grelhado, por exemplo), bebidas e sobremesas.
Preço inicial: $149 por noite.

4º Lugar
Hotel Allegro: esse hotel situado em Chicago possui um pacote chamado "Pets na Cidade" que inclui cama, lanches, coleira, caminhadas de 20 minutos e massagens. O hotel ainda disponibiliza limusine para que o dono e o pet passem um dia no Spa.
Preço inicial: $149 por noite.

3º Lugar
Hotel Mandarin Oriental: esse hotel fica em Miami e oferece dois tipos de acampamentos: um para cães que precisem de treinamento e outro para embelezá-lo (os cães usam camisas e até roupões de banho). Ainda há um cardápio do hotel só para os pets.
Preço inicial: $219 por noite.

2º Lugar
Hotel W: situado em Seattle, possui um programa para pets que oferece uma série de luxos: camas personalizadas, babás, passeios, embelezamento etc. Se seu cão se ferir durante seu passeio, há kits de primeiros-socorros caninos. Existem até refeições criadas por um chef, como o biscoito "Gourmutt" (feito de amêndoa e manteiga de amendoim).
Preço inicial: $259 por noite.

1º lugar
Resort Loews Coronado Bay: o hotel campeão é um resort que fica em San Diego e oferece, além do esperado, uma competição de surf para cachorros (se você desembolsar o preço do pacote). O pacote também inclui shorts e bandanas de surfistas, além de aulas de surfe para cachorro, sala de luxo e refeição.
Preço inicial: $289 por noite.


Fonte: MSNBC
Créditos das fotos: AleggroLoews


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Bulldog Inglês Assistindo TV

O Tem Cachorro na Cozinha apresenta para você uma "figura" assistindo "Family Guy". Repare o quanto ele está compenetrado. Parece um avô rabugento! Muito bom! Hehehehe.


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Hambúrguer de frango com manjericão


A receita que o Tem Cachorro na Cozinha apresenta hoje para você é um delicioso hambúrguer de frango com manjericão.



Ingredientes:
- 100gr de peito de frango;
- 1/2 xícara de arroz cozido;
- Folhas de manjericão;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- Farinha de trigo integral suficiente para dar ponto;

Modo de Preparo:
Cozinhe o peito de frango e desfie com as mãos.

Junte com o arroz e as folhas de manjericão. Misture bem.


Coloque sobre um mármore, junte o azeite e vá acrescentando farinha de trigo até atingir uma consistência que dê para modelar. Abra com as mãos sobre o mármore, deixando com a espessura de mais ou menos 2 cm.

Corte com um copo ou um cortador redondo.


Coloque para assar por aproximadamente 15 minutos em forno médio.

Depois é só esperar esfriar, decorar com folhas de alface e manjericão (as minhas criONÇAS aqui comem folha de manjericão crua - rsrs) e oferecer ao seu amigo.

Sushi e Tio Preto esperando a permissão para atacar :)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sushi

Hoje, o Tem cachorro na cozinha traz para vocês a receita de sushi. Como não sei onde encontrar alga própria para sushi em Aracaju, improvisei com o uso de couve. Essa receita foi feita a partir da receita do Sushi da Hanna, feita com todo carinho pela sua dona. Vocês podem visualizar a receita original aqui. Espero que vocês gostem;

Ingredientes:
- Duas folhas de couve;
- 100gr de peito de frango;
- 1/2 xícara de arroz;
- Cenoura e beterraba para decorar;


Modo de preparo:
Cozinhe o peito de frango e depois bata no liquidificador ou processador de alimentos. 


Use a água do peito de frango para cozinhar o arroz. Deixe o arroz cozinhar bem, até ficar bem molinho. Corte a cenoura e a beterraba em tirinhas.


Cozinhe a couve, corte em duas partes, retirando o talo.


Misture o frango já processado com o arroz e coloque sobre uma das partes da couve. Enrole, como um charuto e depois corte em pedaços com uma largura de aproximadamente dois dedos. Coloque em pé e bote o pedacinho de cenoura ou beterraba no meio.

Sushi da Sushi (e do Tio Preto também... rs)

domingo, 8 de agosto de 2010

Cubos congelados de legumes (Solução natural anti-coprofagia)

Um hábito canino que geralmente incomoda os donos é "comer cocô", ou coprofagia. Segundo o etólogo Bruno Tausz, na sua comunidade no orkut, Psicologia Canina, há a possibilidade deste hábito existir por falta de nutrientes vegetais na dieta do cão. Ainda na sua comunidade, podemos encontrar uma receita de cozido que auxilia no combate a este hábito.

Como estava com este problema aqui em casa, com o meu filhote, fiz a receita e posto aqui para vocês.

Os legumes e verduras usados são livres, sempre respeitando alergias do seu animal e evitando os "alimentos proibidos" para cães. Aqui em casa, usei a seguinte receita:

Ingredientes:
- Cenoura; 
- Batata;
- Pepino;
- Abóbora;
- Abobrinha;
- Quiabo;
- Couve;

Modo depreparo:
Lave todos os ingredientes, corte em pedaços grandes e coloque para cozinhar. 

Cozinhe até que as verduras e legumes virem uma papa. Bata tudo no liquidificador e coloque para congelar em cubas de gelo.


Depois, é só oferecer um ou dois cubos descongelados por dia (a depender do tamanho do seu cachorro) misturado na refeição do seu cão.



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Biscoitinhos de Cenoura

A primeira receita do nosso blog já foi testada e aprovada pela minha dupla de peludos. Ela foi uma adaptação da receita de biscoitos de cenoura e manjericão, encontrada no Cachorro Verde

Ingredientes:
- Meia cenoura ralada;
- 1 ovo inteiro;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- 1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente;
- 1 pitada de sal;
- Farinha de trigo integral suficiente para dar ponto na massa;

Modo de preparo:
Junte a cenoura ralada com o ovo, o azeite, a manteiga e o sal. Misture até obter uma pasta homogênea. Então, junte a farinha de trigo aos poucos até formar uma massa com consistência de massa de pizza. [Não tenho fotos desses passos - coloquei a massa para bater na panificadora :)]
 Abra a massa com um rolo em uma superfície lisa, polvilhada com um pouco de farinha de trigo. Para isso, usei farinha branca mesmo, pois fica mais fácil para abrir. Deixe a massa com aproximadamente 1cm de altura e corte com forminhas de biscoito.


Retire os biscoitos já recortados e coloque em um refratário para assar.


Coloque no forno pré-aquecido e deixe assar por aproximadamente 10 minutos.

 Retire do forno, espere esfriar e ofereça ao seu amigo.

Sushi esperando os biscoitinhos

 Citando Tula, "Eu sei o que meu pet come. E você?"

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O papel dos criadores no controle de cães abandonados

Estou postando aqui um link de um artigo traduzido pelas meninas do Cachorro Verde. Apesar de não ser uma receita, achei o artigo bastante interessante, mostrando como criadores podem contribuir na diminuição de cães abandonados.
Você pode ler a tradução do artigo aqui.


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Alimentação natural – Como tudo começou



Sushi chegou em casa com pouco mais de um mês e seguindo instruções da vendedora, dei ração. Ela chegou para mim com um pacote de Royal Canin Shih Tzu Jr (embora na época ela fosse Lhasa Apso e hoje ela é vira-lata, ou  vira-lhasa - hehehehe).
Sushi assim que chegou

Como ela era muito novinha, quase não tinha dentes e tinha um pouco de dificuldade para mastigar a ração. Comecei a umedecer a ração com água morna para facilitar. Ainda assim, Sushi não comia muito satisfeita. Testei várias marcas: Royal Canin [Shih Tzu e Indoor], Premier [Lhasa Apso e Ambientes Internos], Proplan, Natural Guabi e por fim, eu já estava dando Pedigree a ela, na tentativa de descobrir uma ração que ela gostasse.

Certo dia, estou eu perambulando por perfis de cães no Orkut quando me deparo com uma coisa fofa, vestida de Gremillins, chamado Bial de Tula. Ao abrir o álbum, vi uma foto em que ele comia uma coxa de frango. Pensei na mesma hora: “Que louca! Dando osso a cachorro. Será que ela não sabe que engasga? Que perfura o intestino? Será que ela não sabe que comida de cachorro é ração?” Larguei Bial para lá. Dias depois, vejo um tópico nas Neuróticas Mães de Pet, iniciado ´por Tula de Bial, sobre Alimentação Natural. Li superficialmente, mas não dei muita importância. Afinal de contas, comida de cachorro era ração.

Sushi passou a cada dia rejeitar mais a ração. Deixava o pratinho cheio. Vomitava no mínimo 3 vezes em uma semana. Diagnóstico do vet: “Alergia a algum corante/conservante da ração. Mas ração ainda é o melhor alimento.” Não concordei e  fui ler com interesse o tópico da tal da Alimentação Natural. Vi várias fotos de Bial e outros cães comendo carne, frango, ossos, frutas, verduras... e todos lindos, saudáveis e comendo felizes. Fiquei morrendo de medo de não conseguir mudar  a dieta de Sushi: “Será que ela vai engasgar? E se eu não conseguir balancear direitinho? E se fizer mal?” Fui conversar com Tula que me deu várias dicas e me mandou ler o cachorro verde de cabo a rabo.

Um dia, coloquei a ração de Sushi pela manhã e fui para a Universidade. Voltei de noitinha e o pote estava cheio. Cortei uma banana e um pedaço de pepino e coloquei no prato dela. Resultado: comeu tudo. No outro dia de manhã fui ao comércio e voltei com carne, frango, verduras e uma balança. Então, começamos a AN.
Primeiro dia de AN - Prato feio e desajeitado!

Sushi, depois disso, nunca mais deixou comida no prato. Nunca mais fez charminho para comer. Vômitos agora, só quando come algo que não está no cardápio dela (como lacinhos, cabelos e pedaços de brinquedo - hehehe). Gasto muito menos (cerca de 40-50 reais por mês, para dois cães) do que gastava com ração (90 reais por mês, só com Sushi) e ela é muito mais saudável e feliz. 
Sushi esperando o almoço


Tio Preto em seu primeiro dia da AN :)

Hoje, agradeço a quatro pessoas que, direta ou indiretamente, me influenciaram a migrar da ração para a Alimentação Natural:
- Tula, zootecnista, cursando a especialização em Alimentação de cães e gatos e autora do Cão Natural;
- Lara, médica veterinária, com especialização em MTCV, da comunidade Vida de Cachorro;
- Sylvia, estudante de medicina veterinária e autora do Cachorro Verde;
- Drª Flávia Saad (o link fala por si só - hehe);