Tem Cachorro na Cozinha

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Alimentação natural – Como tudo começou



Sushi chegou em casa com pouco mais de um mês e seguindo instruções da vendedora, dei ração. Ela chegou para mim com um pacote de Royal Canin Shih Tzu Jr (embora na época ela fosse Lhasa Apso e hoje ela é vira-lata, ou  vira-lhasa - hehehehe).
Sushi assim que chegou

Como ela era muito novinha, quase não tinha dentes e tinha um pouco de dificuldade para mastigar a ração. Comecei a umedecer a ração com água morna para facilitar. Ainda assim, Sushi não comia muito satisfeita. Testei várias marcas: Royal Canin [Shih Tzu e Indoor], Premier [Lhasa Apso e Ambientes Internos], Proplan, Natural Guabi e por fim, eu já estava dando Pedigree a ela, na tentativa de descobrir uma ração que ela gostasse.

Certo dia, estou eu perambulando por perfis de cães no Orkut quando me deparo com uma coisa fofa, vestida de Gremillins, chamado Bial de Tula. Ao abrir o álbum, vi uma foto em que ele comia uma coxa de frango. Pensei na mesma hora: “Que louca! Dando osso a cachorro. Será que ela não sabe que engasga? Que perfura o intestino? Será que ela não sabe que comida de cachorro é ração?” Larguei Bial para lá. Dias depois, vejo um tópico nas Neuróticas Mães de Pet, iniciado ´por Tula de Bial, sobre Alimentação Natural. Li superficialmente, mas não dei muita importância. Afinal de contas, comida de cachorro era ração.

Sushi passou a cada dia rejeitar mais a ração. Deixava o pratinho cheio. Vomitava no mínimo 3 vezes em uma semana. Diagnóstico do vet: “Alergia a algum corante/conservante da ração. Mas ração ainda é o melhor alimento.” Não concordei e  fui ler com interesse o tópico da tal da Alimentação Natural. Vi várias fotos de Bial e outros cães comendo carne, frango, ossos, frutas, verduras... e todos lindos, saudáveis e comendo felizes. Fiquei morrendo de medo de não conseguir mudar  a dieta de Sushi: “Será que ela vai engasgar? E se eu não conseguir balancear direitinho? E se fizer mal?” Fui conversar com Tula que me deu várias dicas e me mandou ler o cachorro verde de cabo a rabo.

Um dia, coloquei a ração de Sushi pela manhã e fui para a Universidade. Voltei de noitinha e o pote estava cheio. Cortei uma banana e um pedaço de pepino e coloquei no prato dela. Resultado: comeu tudo. No outro dia de manhã fui ao comércio e voltei com carne, frango, verduras e uma balança. Então, começamos a AN.
Primeiro dia de AN - Prato feio e desajeitado!

Sushi, depois disso, nunca mais deixou comida no prato. Nunca mais fez charminho para comer. Vômitos agora, só quando come algo que não está no cardápio dela (como lacinhos, cabelos e pedaços de brinquedo - hehehe). Gasto muito menos (cerca de 40-50 reais por mês, para dois cães) do que gastava com ração (90 reais por mês, só com Sushi) e ela é muito mais saudável e feliz. 
Sushi esperando o almoço


Tio Preto em seu primeiro dia da AN :)

Hoje, agradeço a quatro pessoas que, direta ou indiretamente, me influenciaram a migrar da ração para a Alimentação Natural:
- Tula, zootecnista, cursando a especialização em Alimentação de cães e gatos e autora do Cão Natural;
- Lara, médica veterinária, com especialização em MTCV, da comunidade Vida de Cachorro;
- Sylvia, estudante de medicina veterinária e autora do Cachorro Verde;
- Drª Flávia Saad (o link fala por si só - hehe);

16 comentários:

  1. Meu DEUSSSS Que lindo!!!
    Adoro histórias de como tudo começou!!!

    Parabensssssss

    ResponderExcluir
  2. Obrigadaa, Tula :)

    Sushi também diz obrigada pela coxa de frango no álbum de Bi :)

    ResponderExcluir
  3. Nara, muito legal saber essa história.
    Engraçado como hoje a gente vive muito preso às coisas industrializadas.
    As crianças só querem comer biscoito recheado, salgadinhos e os 'quitutes' no lanche, vai mandar alguém levar uma maçã ou uma banana! :P

    Então nós temos o mesmo pensamento com os cães, dá um saco de ração pra ele que ele se vira :P

    Aqui na minha casa já teve um cachorro, ele era vira-lata msm e não comia ração. A gente fazia um mingau de fubá muito doido com frango e verduras. Ou então pão com leite. Ele adorava e era muito bonito e saudável.

    Antigamente não existia ração e os cães viviam né?
    Então acho que a alimentação natural é sim melhor do que os alimentos industrializados, a mídia é que não nos deixa ver isso!!!

    ResponderExcluir
  4. Nara, essa galinha aí é crua é?
    Eles comem assim mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Como estão os teus carnívoros, Narinha? Todos devorando tudo? Por aqui o Shoyo não rejeita NADA! Manda tudo pra dentro, cru e saudável!
    ;-D

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lidyane :) É crua sim. =)

    --
    Ana, estão cada dia mais gulosos. Ela só rejeita beterraba e fígado crus. Ele não rejeita absolutamente NADA! hehehe
    =)

    ResponderExcluir
  7. Bom....
    Tenho o prazer de dizer que hoje tenho uma DRAGA em casa!...rsrsrs..
    Teq também já fez muito charme pra ração.
    Mas hoje come que parece saco sem fundo!...hehehehehe!

    ResponderExcluir
  8. Carol, aqui chamo os dois de criOnças! rsrs Sushi só faz cara feia para fígado cru e beterraba crua. Tio Preto come qq coisa.
    =)
    Até folha de coentro, se cair no chão, eles comem =D

    Bjin

    ResponderExcluir
  9. A minha baby comeu beterraba e a urina ficou rosa!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol.Tenho um cãozinho genérico de pinscher, o Muffin Luiz, que aos 15 anos está com insuficiência renal, sendo proibido de ingerir toda e qualquer proteína.Ele sempre comeu comida caseira, muitas futas e verduras, mas agora precisa comer uma ração específica, horrorosa, que no lugar dele eu tb não comeria. Coloco muitas verduras na comidinha dele e o lanche preferido é melão sapo, aquele de casca verde enrugada, gelado...Outra delícia sempre bem vinda é a parte mais rija da alface americana.Meu velhinho está bem disposto, "lúcido" e muito feliz por ser cachorrinho. Hip Hip, Hurra para a Alimentação Natural!!!! bjs. Lucilla

    ResponderExcluir
  11. nossa sua cadelinha é vira lata ? ela é linda tambem tenho uma lhasa lata tem muito pelo ,mais tow com medo que depois caia os pelos e ela fique com pelo curto sera que existe algum remedio ou algo que eu possa dar pra que não aconteça isso? ela come raçao fino trato gold super premium

    ResponderExcluir
  12. Muito bom seu site parabéns ja estou recomendando ele:

    Conheço um site que é especializado em Pet e tem matérias exclusiva de como:

    Alimento caseiro pode?

    Animal envenenado como agir

    Aprenda a Tosar um cachorro

    Cachorro indicado para Crianças

    Como adestrar um cachorro

    Dicas para dar banho no cachorro

    .Ensine o cão fazer xixi no lugar certo

    Melhor remédio contra pulgas

    Pulgas e carrapatos como eliminar

    Pulgas e carrapatos em filhotes

    Remédio caseiro contra pulgas

    Remédio para pulgas e carrapatos

    Para ver é só acessar o site abaixo:

    http://missaopet.blogspot.com.br

    .

    ResponderExcluir
  13. Adorei! Tenho uma cadelinha ENORME e adotei ela com 7meses. Hoje, depois de 2 meses aqui em casa, ela não come ração, só come quando eu coloco ração molhada. Ela esta emagrecendo horrores, e eu não queria dar comida normal pra ela de maneira alguma. Todos que eu pedi orientação, me falaram que era mimo do antigo dono. Mas vejo que não é :( Agora vou dar um angu pra ela, e amanha vou comprar umas frutinhas pra ver como ela reage :)

    ResponderExcluir
  14. Faço do seu depoimento o meu. Tenho uma vira latinha meio Yorkshire que também estava se recusando a comer qualquer ração, pois testei todas, e uma Pinscher que comia sob pressão. Quando entrei no site Cachorro Verde, coloquei fim em todos os meus receios e iniciei a AN. Agora as minhas filhotas pedem para comer... Inacreditável...

    ResponderExcluir
  15. Olá! Sou "mãe" de cachorro de primeira viagem, e quero mudar a alimentação dela para ser natural. Tenho uma akita de quase 2 meses, que veio pra mim comendo ração. Não sei se é característica da raça, mas ela está bem enjoadinha pra comer... mas notei que quando ela vê uma fruta fica doidinha, mas não dou pois não sei o que posso dar pra um cachorro novinho assim.
    Pelo que vi rapidamente seu blog vai me ajudar muito! Queria perguntar: vc escolheu comida crua ou cozida? Alguma razão especial?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  16. olá tenho uma vira-shih tzu, ela está com três meses e bastante peluda, será que depois vai cair o pelo e ela irá ficar sem pelos e vira-lata pura ..... me respondam estou com medo dela parecer vira lata ;/

    ResponderExcluir