Tem Cachorro na Cozinha

domingo, 8 de agosto de 2010

Cubos congelados de legumes (Solução natural anti-coprofagia)

Um hábito canino que geralmente incomoda os donos é "comer cocô", ou coprofagia. Segundo o etólogo Bruno Tausz, na sua comunidade no orkut, Psicologia Canina, há a possibilidade deste hábito existir por falta de nutrientes vegetais na dieta do cão. Ainda na sua comunidade, podemos encontrar uma receita de cozido que auxilia no combate a este hábito.

Como estava com este problema aqui em casa, com o meu filhote, fiz a receita e posto aqui para vocês.

Os legumes e verduras usados são livres, sempre respeitando alergias do seu animal e evitando os "alimentos proibidos" para cães. Aqui em casa, usei a seguinte receita:

Ingredientes:
- Cenoura; 
- Batata;
- Pepino;
- Abóbora;
- Abobrinha;
- Quiabo;
- Couve;

Modo depreparo:
Lave todos os ingredientes, corte em pedaços grandes e coloque para cozinhar. 

Cozinhe até que as verduras e legumes virem uma papa. Bata tudo no liquidificador e coloque para congelar em cubas de gelo.


Depois, é só oferecer um ou dois cubos descongelados por dia (a depender do tamanho do seu cachorro) misturado na refeição do seu cão.



12 comentários:

  1. Parou mais ou menos. rs
    Parou de comer, mas acho que por costume, ainda esbagaça... Ou por tédio, sei lá. Sempre faz isso de madrugada. De dia, raramente tá fazendo ;)

    ResponderExcluir
  2. Fofitcha, não precisa cozinhar os legumes até virar papa. Aqui em casa eu cozinho no vapor só até ficar um pouco mais cozido do que eu faria para mim. Cozinhando na água você perde um pouco mais dos nutrientes, o mesmo vale para o cozimento em excesso.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jackeline. Obrigada pela dica. Para Sushi, eu sempre cozinhei menos, mas na água. Mas como ele tava comendo cocô e vi Bruno Tausz falando que tinha que cozinha bastante, fiz assim. Mas agora com o problema resolvido, vou voltar a cozinhar menos. Obrigada pela dica do vapor. Vou começar a fazer assim.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Narinha, só vi esta dica agora, adorei! Vou postar no Mãe de Cachorro linkando pra cá. Beijocas e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana. Obrigada por divulgar ;)

    Beijão e feliz 2011 =**

    ResponderExcluir
  6. Depois de cozinhar tanto quanto está explicado aí, sobra algum nutriente?

    ResponderExcluir
  7. ESSES CUBINHOS PODER SER DADOS JUNTOS COM A RAÇÃO....

    ResponderExcluir
  8. Vou fazer para minha "Vida", ela está com 4 meses e estou com esse problema, apesar de estar dando o remédio já a quase dois meses. Boa idéia, vamos ao cozido!!! abçs

    ResponderExcluir
  9. Michelle Bacellar Ferreira25 de abril de 2014 às 11:32

    Boa tarde, Tenho uma goldem de 3 meses que quando veio para mim com 2 ,logo nos dias seguintes começou a comer as fezes ,ela não faz isso sempre ,mas já peguei algumas vezes cheirando e outras até quase comendo ,e reparei que faz mais pela madrugada que é quando ñ estamos vendo ,,hj pela manhã meu esposo pegou ela fazendo isso ,chegou a engolir um pedaço ,mas ñ teve como impedir, apenas repreendeu ,como a própria veterinária aconselhou .Assim que ela estiver com todas as doses da vacina e liberada para passeios ,levaremos ao menos 3 vezes por dia na rua e espero que faça suas necessidades lá ,será que assim acaba esse problema??? Pq tenho filhos pequenos e é muito anti-higiênico isso!! De qualquer modo vou fazer esse gelinho de legumes ..se tiverem mais alguma dica de sucesso ,por favor..me ajudem !! obrigada bjks

    ResponderExcluir
  10. Michelle Bacellar Ferreira25 de abril de 2014 às 11:49

    será que eu estou dando pouca ração??? me guio pela instrução que vem na embalagem da ração ,mas principalmente pela manhã sinto que ela come como uma esganada ,como se estivesse morrendo de fome será esse o problema??? como vcs dão a ração de seus filhotes?? obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Michelle, isso não é fome, Veja as dicas da Bitcão
    http://www.bitcao.com.br/problemas/come-fezes.html

    e fale com o seu veterinário. É um dos problemas comuns com cachorro. Veja também no blog "mãe de cachorro", Há muitas dicas por aí. Dê sempre muito carinho e atenção, ainda mais para um gloden, que é CHEIO de energia!
    Felicidades!

    ResponderExcluir